sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uso de ultrassom em criação de ovinos facilita processo de reprodução


A criação de novas técnicas de manejo e melhoramento da genética de pequenos ruminantes, visando um melhoramento na produção e criação dos mesmos se faz mais importante a cada dia, uma vez que estes estão ganhando um grande espaço na economia brasileira.
O mercado de carne de ovinos e caprinos é caracterizado por criadouros em pequenas propriedades através da utilização de instrumentos simples e animais abatidos destinados ao próprio mercado local. Por outro lado, a caprino-ovinocultura tem seu rebanho aumentando em grande escala em todo território brasileiro, representado por aproximadamente 10 e 16 milhões de cabeça de caprinos e ovinos, respectivamente, destacando-se, principalmente, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país.
O emprego da ultrassonografia veio para facilitar vários diagnósticos em ovinos, sendo que essa técnica proporciona uma visualização mais detalhada de estruturas internas do animal, dando suporte ao Médico Veterinário para um resultado mais correto e específico. O caso em que este exame é mais utilizado é para diagnósticos de gestação, pois está diretamente ligada à eficiência reprodutiva do rebanho.
Atualmente várias técnicas para diagnóstico de gestação em ovinos já foram descritas, dentre elas diferentes instrumentos de ultrassonografia com transdutores aplicados externamente ou intra-retal. Todos esses métodos têm como objetivo principal a identificação precoce de gestação nas matrizes para avaliar seu sistema reprodutivo, diminuir o intervalo entre as gestações e fazer a opção do manejo adequado para cada caso. Com a avaliação do animal identifica-se também quais as melhores matrizes para um melhor investimento nas mesmas, pois serão elas que colaborarão para o aumento do rebanho da propriedade, aumentando assim o lucro obtido com a criação.
O diagnóstico pelo transdutor ultrassonográfico é dependente de alguns fatores para sua eficiência, como: tipo e frequência do transdutor, repetição do exame, idade, raça, número de parições do animal, dias pós-cobertura ou inseminação e conhecimento e capacitação do profissional responsável pelo exame.
Entre todos os métodos utilizados para diagnóstico precoce de gestação em ovinos, a ultrassonografia é o mais confiável, prático e seguro, se bem executado, e promove um real aumento na produtividade do rebanho, aumentando o retorno financeiro da atividade pecuária.

Fonte: Revista Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.