quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Agropecuária do futuro

"Desenvolvimento, Segurança e Sustentabilidade" é o tema central do 37º Encontro Ruralista que reúne 300 produtores rurais na Sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - FAEPA"


“Desenvolvimento, Segurança e Sustentabilidade” é o tema central do 37º Encontro Ruralista que reúne 300 produtores rurais na Sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - FAEPA. O evento começou ontem, 5 de junho, e termina hoje, 6 de junho. "A agropecuária nacional está passando por muitas modificações, o avanço tecnológico é muito grande. O SENAR completou 20 anos e está na hora de parar para debater e descobrir onde queremos chegar no futuro", disse o Secretário Executivo do SENAR Central, Daniel Carrara, em sua participação no evento.

O Secretário Executivo do SENAR Central apresentou um panorama sobre o perfil das propriedades agrícolas do Brasil, e de algumas regiões, em relação a diversos fatores como: uso de tecnologias, irrigação, manejo de solo, técnicas conservacionistas, descarte de embalagens de agrotóxicos, tratamento de esterco animal, uso de calcário e de outros corretivos, entre outros. O uso de tecnologias ainda é considerado grande fator de elevação da quantidade e qualidade da produção da agropecuária brasileira, porém ainda é bastante carente em diversas regiões.


Segundo Daniel Carrara, a lavoura é uma das melhores formas de recuperação de pastagens e áreas degradadas. “Temos aproximadamente 1 milhão de estabelecimentos agrícolas em todo o Brasil que necessitam investir em tecnologia e conhecimento para recuperação de áreas degradadas por meio do plantio direto, por exemplo. O grande salto da produtividade é investir na Biologia, no uso de Biofertilizantes, de fixadores de nitrogênio, fixadores de potássio e dos transgênicos, pelo menos os produtores de soja” destacou.

Além de tecnologias para o setor agropecuário, o 37º Encontro Ruralista traz palestras sobre renda rural, política ambiental, cultivo de arroz irrigado, relações internacionais, segurança e o falso mito do aquecimento global. "O aquecimento global é uma fraude. Nós sabemos que o produtor rural é o que mais preserva o meio ambiente. Temos que desmitificar àqueles que penalizam a produção de alimentos", diz Carlos Fernandes Xavier, Presidente da FAEPA.

Carlos Xavier, Presidente da FAEPA

O Presidente da FAEPA explica que a atividades do evento também foram planejadas para valorizar a família rural, resgatar a importância do setor primário e do homem do campo nos diversos aspectos sociais, econômicos e culturais. "Nosso objetivo é continuar a organizar o encontro a cada semestre", afirma Xavier.

(com informações da FAEPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.