quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Distúrbios comportamentais em equinos


A permanência de cavalos em estábulos pode provocar distúrbios comportamentais

Uma criadora do cavalo quarto de milha relatou que está tendo dificuldades no manejo dos cavalos garanhões. De acordo com a criadora os cavalos ficam em baias l
impas, de 4 x 4 metros e fechadas apenas no lado de divisão entre os animais. Embora sejam levados diariamente para caminhar e fazer exercícios e, a cada três meses, receba pasta de verme, os cavalos comem as próprias fezes. A dúvida da criadora é de como interromper esse estranho hábito.

A consultora Sandra Aparecida Santos, pesquisadora da Embrapa Pantanal, explica que o ato de comer outros materiais que não sejam alimentos é conhecido como “pica” ou apetite depravado. No caso de ingestão de fezes, muito comum em cavalos estabulados, o nome dado é coprofagia.

Com a permanência deles em estábulos pode provocar alguns distúrbios comportamentais, pois o hábito natural dos equinos é viver em grandes áreas de pastagens ou campos. Tédio, solidão, manejo inadequado, estresse e deficiência nutricional são alguns dos fatores que podem levar os animais a agirem de maneira diferente.

Matéria completa (Revista Veterinária) - http://agroba.se/XrZlsE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.