quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estudo sobre cinemática pode ajudar a melhorar a qualidade do salto de cavalos


Imagine poder observar cada detalhe do salto de um cavalo de corrida e com isso fazer uma análise dos pontos fracos e fortes que muitas vezes passam despercebidos a olho nu. Pois este foi o tema do trabalho de iniciação científica “Análise Cinemática de Características de Desempenho de Equinos Atletas Durante o Salto de Obstáculo” da estudante Ana Luísa Soares de Miranda, da Escola de Veterinária da UFMG.

O trabalho premiado na Semana de Iniciação Científica de 2011, usou como base parte de uma tese de doutorado defendida por Fernanda Nascimento de Godoi em fevereiro deste ano. O objetivo do trabalho de Ana Luisa era avaliar se as características de desempenho avaliadas a distância correspondiam com a análise cinemática.

Todo o trabalho foi filmado na Universidade Rural do Rio de Janeiro (RJ). Foram escolhidos dez cavalos da raça “Brasileiro de hipismo” com o mesmo perfil, que estavam em treinamento e já pulam provas equestres renomadas. Os animais eram colocados em uma pista escura com marcadores reflexivos nas articulações de interesse para análise de desempenho e então filmados com uma câmera especial e as imagens eram analisadas posteriormente em um aplicativo de computador específico, chamado “Simi Reality Motion Systems”, onde eram medidadas angulações, distâncias lineares e velocidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog. Fique à vontade para comentar. Comentários considerados obscenos, ofensivos ou difamatórios serão excluídos.